Os motivos para investir em BI – Business Intelligence são muitos. Afinal, qualquer organização tem suas perguntas e metas. A grande questão é: o que é preciso para responder essas perguntas e acompanhar essas metas? A resposta é rápida, porém com muita profundidade, dados.  

A profundidade da resposta vem do volume colossal de informações que circulam em uma empresa diariamente.  

O Business Intelligence, ou somente BI, é um conjunto de métodos, práticas, ferramentas e infraestrutura de dados utilizados para lidar com tamanha quantidade de informações e conseguir as respostas certas para tomar as melhores decisões.  

Uma empresa que investe em BI consegue ter uma visão ampla dos dados organizacionais e utilizá-los como meio para mudanças positivas. Como, por exemplo, ganhar eficiência operacional e ter o poder de se adequar rapidamente às mudanças de mercado ou na cadeia de fornecimento. 

Seriam esses os únicos motivos para investir em BI? Não. A modernização de soluções de BI e o enorme leque de variedade aberto pela computação em nuvem mais as tecnologias avançadas para análise de informações, permitem que a inteligência dos negócios abranja todos os níveis de uma organização. 

De maneira resumida, o BI ajuda as empresas a tomar melhores decisões por meio da apresentação de dados qualificados extraídos de informações atuais e do histórico dos negócios. 

Neste conteúdo, vamos te explicar o que é Business Intelligence e elencar os 9 motivos para investir em BI a fim de mostrar a importância, a eficiência e como essa metodologia atua na prática. Boa leitura!  

O que é Business Intelligence (BI)? 

Na verdade, BI é um termo abrangente que reúne uma série de processos e métodos para coleta, armazenamento e análise de informações e operações que têm como objetivo aprimorar o desempenho das organizações. 

Esse conjunto de métodos, práticas e tecnologias proporciona uma visão mais abrangente dos negócios, facilitando e otimizando as rotinas dos colaboradores e permitindo que os líderes tomem decisões melhores, mais rápidas e acionáveis. 

Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de práticas que abusam do poder da tecnologia, o BI evoluiu e passou a utilizar um número maior de processos e atividades que melhoram ainda mais o desempenho das empresas. Alguns desses processos são: 

  • Mineração de dados – Utiliza bancos de dados, estatística e machine learning para identificar tendências em meio a um enorme conglomerado de informações; 
  • Preparação de dados – Compila várias fontes de informações, identifica as proporções e as prepara para análise; 
  • Criação de relatórios – Com as tendências identificadas são gerados relatórios e compartilhadas as análises para que a liderança observe, tire suas conclusões e tome as decisões baseadas em dados – com a devida segurança digital; 
  • Análises métricas e testes de desempenho – Utilizado para comparar os dados relacionados ao desempenho atual em relação às metas estabelecidas. Processo feito por meio de dashboards otimizados com técnicas de disposição e visualização de dados; 
  • Visualização de dados – Transforma as análises em representações visuais para facilitar a identificação e compreensão de dados relevantes utilizando gráficos, histogramas, diagramas, entre outras formas de sintetizar e simplificar informações; 
  • Análise visual – A partir das disposições de dados com as técnicas de visualização, são realizadas análises rápidas explorando as informações por meio de histórias visuais fáceis de serem interpretadas. 

Pronto, agora que você já sabe um pouco o que é e como funciona o processo de Business Intelligence, vamos aos 9 motivos para investir em BI.
 

1- Explorar toda a capacidade produtiva da organização 

Você já parou para analisar se suas operações atuais obtém o máximo de lucro que elas podem alcançar? Tem certeza que seus processos são realmente eficientes e não tem como aperfeiçoá-los ainda mais? 

São inúmeros os fatores que impedem a capacidade máxima produtiva de um negócio: má utilização de tecnologia, colaboradores mal alocados, desperdício de matéria prima, tempo de resposta ao cliente, gestão mal informada, entre outros. 

levantamento, qualificação e análise de informações promovidos pelas metodologias, práticas e tecnologias utilizadas no Business Intelligence evidenciam gargalos e falhas. Por isso, esse é um dos motivos para investir em BI, obtendo melhorias para que a capacidade produtiva da empresa não seja total ou parcialmente bloqueada. 

Além do mais, processos mal planejados ou mal efetuados desperdiçam tempo, esforços, matéria prima e, por consequência, dinheiro, dia após dia. Equipe de vendas pode deixar os clientes em potencial passarem despercebidos. Produtos mal alinhados com o público alvo podem ficar parados na prateleira. 

A combinação dos dados relevantes sobre o funcionamento dos negócios ajuda a identificar todos esses pontos negativos, tornando possível a correção dessas más eventualidades e o aproveitamento máximo das operações. 

Assim, é possível garantir que os recursos humanos e materiais sejam eficientes e impedir que a lucratividade seja minada. 

2- Antecipação das demandas do mercado é um dos motivos para investir em BI 

Você sabe o estrago que faz um investimento fora do timing, não é mesmo? Sempre é uma perda enorme de recursos, além do psicológico da liderança que fica fragilizado. 

O segundo dos motivos para investir em BI é sua capacidade de prever as demandas do mercado. É como ter uma “bola de cristal” para ver as tendências e definir o que é ou não interessante. 

Com as práticas de análises contidas no BI é possível cruzar informações internas com uma visão precisa do cenário externo.  

Assim, a liderança consegue determinar com antecedência quais serão as possíveis novas tendências de consumo, além de identificar precisamente as necessidades e expectativas de seu público. 

Essa “bola de cristal” em mãos, garante que os decisores saibam quais ações são necessárias para preparar a empresa, remodelar seus produtos e se preparar para atender demandas atuais e futuras, maximizando os lucros e resultados da organização. 

3- BI é um impulsionador de diferencial competitivo 

Como acabamos de citar, com BI é possível rastrear as características do mercado para saber como e onde buscar por oportunidades.  

Para ter um diferencial competitivo é preciso estar à frente da concorrência e é exatamente esse um dos motivos para investir em BI. Com as análises é possível identificar o que o público procura e as demandas desse público que seus concorrentes não conseguem suprir.  

Ao identificar esses pontos, é possível determinar e estabelecer um diferencial competitivo e aumentar o tamanho da fatia que sua empresa representa no mercado. Além de ter todas as informações necessárias para se destacar entre as organizações que atuam no mesmo setor. 

4- O poder de alocar o capital humano e ganhar produtividade 

Muito se fala sobre lucros e resultados e pouco se comenta como os recursos humanos impactam diretamente esses dois pontos.  

O capital humano, ou seja, as pessoas que constituem uma empresa e funcionam como engrenagens para que toda ela funcione, é o ativo mais importante de qualquer negócio.  

Ao mesmo tempo representa o maior centro de custos de uma organização, afinal, nele estão contidos a folha de pagamento, benefícios, encargos trabalhistas e outros custos que impactam intensamente no orçamento.  

O grande problema no orçamento não são os custos com capital humano e sim a alocação de profissionais em rotinas repetitivas e burocráticas que poderiam ser realizadas com tecnologia ou pelo menos agilizadas por ela.  

Saber utilizar seu pessoal adequadamente é o mesmo que aplicar seu dinheiro no lugar correto e, com as ferramentas do BI e seu poder analítico é possível captar os dados das funções exercidas pelos profissionais.  

Esse, portanto, é um dos principais motivos para investir em BI. Já que os líderes, em conjunto com a equipe de RH, têm as informações necessárias para direcionar sua folha de pagamento. E contratar colaboradores para cargos mais produtivos, sabendo onde cada pessoa se encaixa melhor.  

5- Capacidade de analisar performance de toda a equipe 

Avaliar a produtividade de cada colaborador e das equipes como um todo é algo trabalhoso e complicado até para os negócios pouco complexos.  

Durante a pandemia essa rotina se tornou ainda mais difícil devido ao trabalho remoto que, apesar de ter se mostrado positivo nos tempos de Covid19, deixa os gestores à mercê da responsabilidade e comprometimento de cada trabalhador. 

Uma boa alternativa utilizada em tempos de home office foram os softwares de gestão para obter controle das tarefas de análise, monitoramento e comunicação a fim de garantir facilidade e simplicidade em sua execução. 

No entanto, quando se trata de analisar e avaliar produtividade e eficácia das equipes, somente o uso desses softwares não é o suficiente. É preciso de métricas bem estabelecidas e maneiras eficazes de analisar os dados entregues pelo software de gestão de processos. 

Como o BI empodera a empresa com informações relevantes para o aperfeiçoamento de todas as rotinas, é possível analisar o desempenho de sua equipe. 

Além do mais, pode-se confrontar os dados atuais com os de períodos anteriores, obter insights sobre o que pode ser feito e gerar relatórios estratégicos e de produtividade/eficácia com o objetivo de verificar se as metas e resultados esperados estão efetivamente sendo atingidos. 

6- Um dos motivos para investir em BI é otimizar o tempo com análises e relatórios 

Análises e relatórios são vitais para o desenvolvimento de estratégias, avaliação de produtividade, lucros, prejuízos, erros, falhas e até para prestar contas aos clientes. Para isso, é preciso analisar um enorme volume de informações.  

Sem técnicas e ferramentas adequadas essa rotina se torna um pesadelo todas as vezes que precisam ser feitas. Afinal, tempo é dinheiro e muito dele é perdido nisso. Em alguns casos, ainda é preciso contratar uma equipe especializada.  

É fundamental contar com essas técnicas e ferramentas para que este processo seja mais rápido, efetivo e de baixo custo. As poderosas ferramentas de análises utilizadas no BI são a solução perfeita para este caso.  

Com alguns cliques os líderes conseguem cruzar informações de diversas áreas e gerar um relatório preciso em poucos minutos. Assim, a empresa consegue economizar tempo e dinheiro e direcioná-los a outras rotinas dentro do negócio – por isso, está nesta lista de motivos para investir em BI. 

7- Business Intelligence te ajuda a conhecer e entender seu público alvo 

Muitas vezes as empresas entram no automático, seguem produzindo os mesmos itens ou entregando os mesmos serviços e observando o índice de vendas cair diariamente.  

Os gestores buscam por erros de fabricação, qualidade da matéria prima e até a forma como os colaboradores estão realizando suas rotinas. 

Será que essas empresas sabem quem realmente é seu público alvo? Nem sempre o que vendeu muito um dia continuará vendendo bem por muito tempo. As tendências são flutuantes e mudam tão rapidamente quanto o clima em um dia de primavera. 

Saber quem é seu público alvo, identificar suas necessidades, entender o que ele espera de sua empresa, quais as ações são efetivas para abordá-lo, quando e onde entrar em contato.  

Eis algumas questões que devem ser o norte das operações de uma empresa, afinal, o objetivo é produzir soluções, vendê-las e, quem compra, são os clientes. Caso contrário não haveria o menor sentido em uma empresa existir.  

As ferramentas de BI te entregam um conhecimento aprofundado sobre seu público alvo e faz uma leitura precisa de suas necessidades. Assim, as questões utilizadas para nortear as operações são respondidas com alta acurácia e muita agilidade. 

Um dos motivos de investir em BI é ter essas respostas em mãos em pouco tempo, para direcionar a inovação e o desenvolvimento de produtos, além dos times de marketing, vendas e atendimento ao cliente. 

Desta forma, fica mais fácil planejar e definir as abordagens para que sejam mais precisas e menos invasivas, na medida certa para conquistar o público, satisfazê-lo e transformá-lo em clientes fidelizados. 

8- Aumentar a eficiência do setor de vendas é um dos motivos para investir em BI 

A equipe de vendas é ponte para os lucros e depende de informações e/ou ferramentas para ter um bom desempenho. Por isso, o BI se torna fundamental para maximizar os resultados do departamento. 

Com os dados qualificados obtidos com as técnicas e ferramentas de Business Intelligence o time de vendas tem os dados necessários para identificar as características dos prospects e leads mais promissores.  

Essas informações podem ser transmitidas por dashboards com filtros para agilizar o processo de identificação de clientes em potencial e aumentar os índices de conversão. 

Além de entregar tudo bem “mastigadinho” para o time de vendas, o BI possibilita análises de produtividade, eficácia e iniciativas dos setores comerciais (marketing e vendas) para orientá-los sobre quais equipes e ações obtêm retorno mais satisfatório. 

9- Transformar a gestão de intuitiva para completamente estratégica 

Ainda é muito comum encontrar organizações direcionadas pelo feeling dos gestores.  

Mas isso está com os dias contados. O BI empodera as organizações com informações precisas do negócio, permite antecipar as demandas de mercado e conhecer a fundo os clientes e a concorrência. 

Além disso, com uma gestão direcionada por dados é possível escapar de investimentos que não darão o retorno esperado e aplicar dinheiro nos pontos certos, na hora exata.  

Assim, os gestores passam a trabalhar de maneira estratégica, desenvolvendo estratégias efetivas que sempre colocam a empresa em uma posição vantajosa em relação à concorrência. 

Saiba mais lendo o eBook sobre Data Lake e Business Intelligence! 

Como encontrar o parceiro ideal para Business Intelligence 

Terminamos de destacar os 9 motivos para investir em BI. Agora, é importante esclarecer que nada disso é possível sem um parceiro ideal, como ADTsys, para suprir todas as necessidades de seu negócio com Business Intelligence. 

Como você pode ver até aqui, o BI trabalha com base nos dados de uma empresa para transformar grandes volumes de informações em inteligência para o negócio. Por isso, todas as camadas da organização são afetadas durante sua implantação. 

Além disso, é preciso ter um espaço adequado para armazenar todas essas informações, sintetizá-las, qualificá-las e analisá-las com segurança, agilidade e facilidade.  

Caso contrário será uma introdução de métodos, tecnologias e novas rotinas que não serão acionáveis por falta de uma plataforma que comporte todas essas operações. 

Por esses motivos, é bem aconselhável unir as culturas organizacionais e tecnologias do BI com um Data Lake. Esse espaço na nuvem com enorme capacidade de armazenamento, suporta uma série de ferramentas para agilizar o processo de implantação do BI e sua manutenção ao longo do tempo. 

A ADTsys pode fazer do BI uma realidade em sua empresa 

ADTsys uniu BI e Data Lake em um único serviço, para que seus clientes possam usufruir de tudo que foi descrito neste conteúdo utilizando as técnicas e ferramentas do Business Intelligence. 

Sempre com segurança digital de alto nível, centralização de dados, acesso simultâneo e inteligência, transformando seus dados em vantagem competitiva e promovendo o compliance dentro de sua empresa. 

A experiência da ADTsys em cloud computing garante a qualidade de nossa atuação em todas as camadas de serviços para nuvem. 

Agora você conhece os 9 motivos para investir em BI e como é importante ter o parceiro ideal para que todos os benefícios do Business Intelligence sejam usufruídos.  

Entre em contato com um de nossos especialistas e comece a transformar sua empresa agora mesmo. 


Conteúdos que você pode gostar também:

Performance de Aplicações – O que NUNCA te disseram!

Quem não MONITORA se enrola! Ficar para trás no mercado por um problema remediável é PREJUÍZO para seu próprio……

Vamos falar sobre a sua jornada para a nuvem?

Migração para cloud eficaz: Maior agilidade, redução de custos e otimização da dinâmica de trabalho. A computação em…

DevOps: Reduzindo o time-to-market

Um mergulho nos detalhes do DevOps: Busque pela definição de DevOps e você provavelmente encontrará relação com uma…