Atualmente, o sucesso das empresas têm sido frequentemente vinculado aos níveis de qualidade de seus produtos e serviços e ao incentivo que fornecem às ferramentas de inovação. Uma empresa não consegue competir no mercado se não alinhar seu planejamento estratégico à gestão da área de TI e à obtenção de novas tecnologias.

Os níveis de qualidade que as empresas desejam manter na entrega de seus produtos depende, entre outros fatores, do aperfeiçoamento dos sistemas a partir de novas tecnologias. As ferramentas da inovação não vieram para se opor à atuação humana, mas sim para acrescentar melhorias aos processos e contribuir com a organização das equipes.

Dentro deste universo, manter a gestão de TI bem estruturada é uma forma de desenvolver e gerenciar novos conceitos e informações que possam contribuir nesse movimento de inovação. Trata-se de uma função estratégica que, em muitos casos, sua administração pode configurar um desafio.

Manter o controle sobre a distribuição de tarefas e o monitoramento das atividades é um ponto decisivo para a organização e gestão de TI. Dessa forma, o gestor deve identificar a melhor forma de aproveitar a equipe de trabalho, sem comprometer a capacidade dos profissionais em solucionar problemas. Essa função deve ser executada de forma estratégica e assertiva.

Mas, por vezes, ruídos e problemas no meio dos processos podem causar sobrecarga de tarefas e funções em cima da figura do gestor. Para evitar eventuais cenários de crise, é ideal buscar maneiras de facilitar a gestão de TI na empresa. Veja a seguir.

Conheça 5 dicas para alinhar a gestão de TI

Cabe ao setor de TI oferecer o suporte necessário para que a empresa realize atividades rotineiras e também para a tomada de decisões estratégicas. A busca por uma boa gestão de TI deve ser objetivo de toda empresa independentemente do ramo de atuação.

1. Monitoramento das Rotinas na área de TI

A primeira dica diz respeito à distribuição de tarefas. Para otimizar as rotinas dentro da área de TI, é ideal levar em conta a capacidade de cada time e seus conhecimentos técnicos para solucionar as demandas dos clientes.

Dar o direcionamento certo à distribuição de tarefas é papel do gestor, que deve agir de maneira assertiva para evitar desperdício de recursos e mão de obra. Assim, um técnico com experiência em gestão de redes nunca será alocado para resolver questões relacionadas à política de segurança de sistemas.

Atuar de forma eficaz e estratégica é fundamental para interligar o setor de TI com outras áreas da empresa, alterando a dinâmica de processos e incentivando melhorias.

2. Planejamento e Acompanhamento da TI

Antes mesmo de acertar a distribuição de tarefas, o primeiro passo na gestão de TI é elaborar um planejamento voltado para a área. Assim, ficam definidas todas as tarefas que competem à área e também o objetivo de atuação dentro da empresa.

Com a definição dos processos e do escopo que envolverá toda a atuação, é possível agir de forma mais assertiva na contratação de pessoal e na definição de orçamentos. É importante lembrar: a área de TI não deve atuar de forma isolada internamente.

3. Processos automatizados com o auxílio da tecnologia

Uma das funções da tecnologia, aplicada aos processos internos da empresa, é promover a automatização de rotinas operacionais antes executadas de forma mecânica. Desta forma, torna-se possível eliminar a interação humana no cumprimento de atividades básicas, diminuindo o índice de erros e o tempo de execução das tarefas.

Ao mesmo tempo, a automação de processos permite que membros da equipe de trabalhos sejam realocados dentro do time, adquirindo funções mais estratégicas e relacionadas à tomada de decisão, uma vez que tarefas cotidianas já foram automatizadas.

Tirar proveito da tecnologia para implementar novas rotinas de backup de documentos, por exemplo, elimina a necessidade de deslocar um time de profissionais periodicamente para essa atividade, o que representa uma redução nos custos.

Além disso, é possível criar mecanismos para que os usuários possam solucionar os próprios problemas de forma mais autônoma, como a partir da interação com um chatbot , robô programado para apresentar os procedimentos para a demanda do cliente antes mesmo que as solicitações cheguem ao setor de TI.

4. Integração entre o time

A presença de ferramentas tecnológicas tende a incentivar a integração entre a equipe. A organização e gestão de TI deve ser direcionada para que os times tenham uma rotina integrada, diminuindo gaps de comunicação e falhas em processos internos que possam, eventualmente, comprometer a entrega final.

Soluções de comunicação e compartilhamento de informações a partir da tecnologia, como o cloud computing, garante a segurança dos dados e o acesso remoto a um único depósito de informações. Isso permite que processos sejam otimizados e eventuais erros minimizados.

5. É ideal se manter atualizado!

Estar a par dos últimos acontecimentos e novidades no setor de TI é fundamental para preparar a empresa e a si mesmo ao garantir um bom nível de competição no mercado.

É necessário se atentar tanto para as inovações tecnológicas quanto para os eventuais riscos dos seus usos. Atualmente, existem uma série de softwares e empresas especializadas em serviços de gestão de TI, cuidando de assuntos como a migração para cloud, a orquestração de serviços em nuvem e performance, por exemplo.

Dar atenção ao planejamento do setor de TI, promover a integração do time, prezar pelo auxílio da tecnologia e se manter atualizado às novidades do mercado são passos fundamentais para alinhar expectativas referentes à gestão de TI dentro da empresa.

A ADTsys é uma empresa especialista em cloud computing e que visa desenvolver soluções inteligentes para oferecer suporte a toda estrutura de TI da empresa. As soluções contemplam Cloud Computing, Capacity Planning, Segurança de aplicações, NOC (Network Operation Center), Arquitetura e Orquestração na Computação em Nuvem.

Fique por dentro dos nossos serviços e assine nossa newsletter para conferir mais novidades sobre o setor de TI.

Agora que você conhece a importância em alinhar a gestão de TI, Para saber, de forma mais detalhada, como agir nesse contexto de mudança e inovação, aproveite para ficar por dentro do conteúdo do e-book O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital.

0-1024×576


Conteúdos que você pode gostar também:

Como a Arquitetura em Cloud Computing colabora para o sucesso de sua empresa

Como a Arquitetura em Cloud Computing colabora para o sucesso de sua empresa

            Migrar dados, sistemas e aplicações para a Arquitetura em Cloud Computing…

Guia ADTsys] Cloud Computing: eficiência e economia para sua empresa

[Guia ADTsys] Cloud Computing: eficiência e economia para sua empresa

            Chegou o Guia ADTsys Cloud Computing: eficiência e economia para sua empresa,…

Principais desafios ao gerenciar um ambiente em cloud computing

Principais desafios ao gerenciar um ambiente em cloud computing

            Conheça os principais Desafios de gerenciar ambiente em cloud computing Além…