Atualmente, o sucesso das empresas têm sido frequentemente vinculado aos níveis de qualidade de seus produtos e serviços e ao incentivo que fornecem às ferramentas de inovação. Uma empresa não consegue competir no mercado se não alinhar seu planejamento estratégico à gestão da área de TI e à obtenção de novas tecnologias.
Os níveis de qualidade que as empresas desejam manter na entrega de seus produtos depende, entre outros fatores, do aperfeiçoamento dos sistemas a partir de novas tecnologias. As ferramentas da inovação não vieram para se opor à atuação humana, mas sim para acrescentar melhorias aos processos e contribuir com a organização das equipes.
Dentro deste universo, manter a gestão de TI bem estruturada é uma forma de desenvolver e gerenciar novos conceitos e informações que possam contribuir nesse movimento de inovação. Trata-se de uma função estratégica que, em muitos casos, sua administração pode configurar um desafio.
Manter o controle sobre a distribuição de tarefas e o monitoramento das atividades é um ponto decisivo para a organização e gestão de TI. Dessa forma, o gestor deve identificar a melhor forma de aproveitar a equipe de trabalho, sem comprometer a capacidade dos profissionais em solucionar problemas. Essa função deve ser executada de forma estratégica e assertiva.
Mas, por vezes, ruídos e problemas no meio dos processos podem causar sobrecarga de tarefas e funções em cima da figura do gestor. Para evitar eventuais cenários de crise, é ideal buscar maneiras de facilitar a gestão de TI na empresa. Veja a seguir.
Conheça 5 dicas para alinhar a gestão de TI
Cabe ao setor de TI oferecer o suporte necessário para que a empresa realize atividades rotineiras e também para a tomada de decisões estratégicas. A busca por uma boa gestão de TI deve ser objetivo de toda empresa independentemente do ramo de atuação.
1. Monitoramento das Rotinas na área de TI
A primeira dica diz respeito à distribuição de tarefas. Para otimizar as rotinas dentro da área de TI, é ideal levar em conta a capacidade de cada time e seus conhecimentos técnicos para solucionar as demandas dos clientes.
Dar o direcionamento certo à distribuição de tarefas é papel do gestor, que deve agir de maneira assertiva para evitar desperdício de recursos e mão de obra. Assim, um técnico com experiência em gestão de redes nunca será alocado para resolver questões relacionadas à política de segurança de sistemas.
Atuar de forma eficaz e estratégica é fundamental para interligar o setor de TI com outras áreas da empresa, alterando a dinâmica de processos e incentivando melhorias.
2. Planejamento e Acompanhamento da TI
Antes mesmo de acertar a distribuição de tarefas, o primeiro passo na gestão de TI é elaborar um planejamento voltado para a área. Assim, ficam definidas todas as tarefas que competem à área e também o objetivo de atuação dentro da empresa.
Com a definição dos processos e do escopo que envolverá toda a atuação, é possível agir de forma mais assertiva na contratação de pessoal e na definição de orçamentos. É importante lembrar: a área de TI não deve atuar de forma isolada internamente.
3. Processos automatizados com o auxílio da tecnologia
Uma das funções da tecnologia, aplicada aos processos internos da empresa, é promover a automatização de rotinas operacionais antes executadas de forma mecânica. Desta forma, torna-se possível eliminar a interação humana no cumprimento de atividades básicas, diminuindo o índice de erros e o tempo de execução das tarefas.
Ao mesmo tempo, a automação de processos permite que membros da equipe de trabalhos sejam realocados dentro do time, adquirindo funções mais estratégicas e relacionadas à tomada de decisão, uma vez que tarefas cotidianas já foram automatizadas.
Tirar proveito da tecnologia para implementar novas rotinas de backup de documentos, por exemplo, elimina a necessidade de deslocar um time de profissionais periodicamente para essa atividade, o que representa uma redução nos custos.
Além disso, é possível criar mecanismos para que os usuários possam solucionar os próprios problemas de forma mais autônoma, como a partir da interação com um chatbot , robô programado para apresentar os procedimentos para a demanda do cliente antes mesmo que as solicitações cheguem ao setor de TI.
4. Integração entre o time
A presença de ferramentas tecnológicas tende a incentivar a integração entre a equipe. A organização e gestão de TI deve ser direcionada para que os times tenham uma rotina integrada, diminuindo gaps de comunicação e falhas em processos internos que possam, eventualmente, comprometer a entrega final.
Soluções de comunicação e compartilhamento de informações a partir da tecnologia, como o cloud computing, garante a segurança dos dados e o acesso remoto a um único depósito de informações. Isso permite que processos sejam otimizados e eventuais erros minimizados.
5. É ideal se manter atualizado!
Estar a par dos últimos acontecimentos e novidades no setor de TI é fundamental para preparar a empresa e a si mesmo ao garantir um bom nível de competição no mercado.
É necessário se atentar tanto para as inovações tecnológicas quanto para os eventuais riscos dos seus usos. Atualmente, existem uma série de softwares e empresas especializadas em serviços de gestão de TI, cuidando de assuntos como a migração para cloud, a orquestração de serviços em nuvem e performance, por exemplo.
Dar atenção ao planejamento do setor de TI, promover a integração do time, prezar pelo auxílio da tecnologia e se manter atualizado às novidades do mercado são passos fundamentais para alinhar expectativas referentes à gestão de TI dentro da empresa.
A ADTsys é uma empresa especialista em cloud computing e que visa desenvolver soluções inteligentes para oferecer suporte a toda estrutura de TI da empresa. As soluções contemplam Cloud Computing, Capacity Planning, Segurança de aplicações, NOC (Network Operation Center), Arquitetura e Orquestração na Computação em Nuvem.
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Agora que você conhece a importância em alinhar a gestão de TI, Para saber, de forma mais detalhada, como agir nesse contexto de mudança e inovação, aproveite para ficar por dentro do conteúdo do e-book O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital.
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