Alibaba quer obter maior fatia em cloud computing com datacenters fora da China: O gigante chinês do e-commerce anunciou nesta segunda-feira, 21, que planeja abrir quatro datacenters fora da China, medida para abocanhar maior participação no mercado de computação em nuvem liderados pela Amazon e Microsoft, respectivamente. O negócio de computação em nuvem é uma das principais estratégias de crescimento da Alibaba ao longo da próxima década.
As novas instalações em Dubai, Alemanha, Japão e Austrália serão lançadas em parcerias com a Vodafone, na Europa; o Softbank, no Japão e a YVOLV, em Dubai. Este é o mais recente passo do Alibaba para a expansão internacional dos serviços em nuvem, parte do investimento de US$ 1 bilhão anunciado em 2015 para acelerar o crescimento de sua unidade de computação em nuvem Aliyun.
Apesar de liderar no mercado chinês, o Alibaba ainda é relativamente pequeno frente às principais fornecedoras do mercado de cloud computing, o qual deverá atingir US$ 135 bilhões em 2020, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys. A projeção é que o Alibaba conquiste 7,8% desse mercado, enquanto os principais players como Amazon, Microsoft, IBM e Alphabet deverão responder por 69,1%.
“Alibaba quer obter maior fatia em cloud computing com datacenters fora da China”
FONTE: CORPORATE
Conteúdos que você pode gostar também:
Google inicia testes com blockchain na nuvem
Google inicia testes com blockchain na nuvem: Os serviços de computação em nuvem do Google serão utilizados para testes…
Google inclui São Paulo como região de cloud
Google inclui São Paulo como região de cloud: O Google conta com dezenas de datas centers espelhados pelo mundo para…
Palmeiras utiliza computação em nuvem para ampliar sua base de torcedores. Sua empresa? Deveria fazer o mesmo.
Palmeiras utiliza computação em nuvem para ampliar sua base de torcedores. Sua empresa deveria fazer o mesmo: A…