Cientista de dados: essa foi a profissão escolhida como a melhor do ano – considerando o potencial de remuneração, níveis de satisfação e a disponibilidade de vagas no mercado.
A lista, que é produzida pela Glassdoor, plataforma onde funcionários e ex-funcionários analisam e classificam, de forma anônima, as empresas e sua administração, destaca os 50 melhores empregos nos Estados Unidos a cada ano.
O Brasil também apresenta um cenário promissor: cientista de dados é a segunda profissão que mais se expandiu no setor, perdendo só para o cargo de engenheiro de machine learning.
Entenda melhor sobre essa profissão do futuro, suas atribuições e tudo o que você precisa saber para se tornar um cientista de dados de sucesso.
Cientista de dados: profissão do futuro?
Além da remuneração generosa da ampla oportunidade de emprego, cientista de dados é uma profissão do futuro justamente porque ajuda a orientar uma empresa na direção certa. Afinal, cada vez mais empresas estão começando a perceber o potencial que seus dados oferecem – em termos de estratégia e oportunidades de negócios.
Um cientista de dados ajuda a responder perguntas – muitas vezes até traz soluções para problemas que sequer ainda foram encontrados pela empresa.
Isso pode acontecer em testes A / B, na análise de produtos e nas estratégias – onde é possível detectar o que está funcionando e o que não está.
Tudo isso está altamente conectado com as tendências atuais do mercado e suas demandas – contar com um cientista de dados pode efetivamente fazer a diferença para o sucesso em sua indústria.
Perfil do cientista de dados
Os cientistas de dados podem impactar as decisões que os gerentes tomam, no que diz respeito ao gerenciamento de produtos e à eficiência operacional.
É claro que isso pode variar de uma instituição para a outra, mas é possível afirmar que este profissional é quem fornece insights que impactam diretamente nas decisões de alto nível sobre produtos, negócios e estratégias.
Entre as atribuições de sua job description pode estar também a criação de painéis que ajudem em uma visualização mais prática e direta de todos os dados envolvidos em cada operação, sempre de uma forma visualmente mais específica.
Habilidades essenciais para um bom cientista de dados
Existem algumas habilidades e domínios de ferramentas – que você verá a seguir – que são essenciais para o trabalho de um cientista de dados eficaz.
Mas paralelo a isso, este profissional precisa ter um amplo senso sobre o produto e os negócios. É preciso trabalhar sua intuição em conjunto com a compreensão sobre o segmento.
Isso ajuda a encontrar os direcionamentos mais eficazes, fazer as perguntas certas e desenhar modelos que realmente sejam pertinentes aos desafios enfrentados pela organização.
Além disso, o cientista de dados precisa ter um domínio sobre:
- Programação;
- Pensamento lógico;
- Números;
- Banco de dados;
- Ferramentas de big data mais atuais.
Fora isso, é importante ter formação acadêmica. Hoje já é possível encontrar alguns cursos específicos em instituições de ensino tradicionais e também nas que oferecem cursos de Educação à Distância (EAD).
Vale o alerta: com a crescente demanda sobre o curso, pode ser difícil encontrar vagas – o que acaba prejudicando o mercado, onde sobram ofertas de emprego para quem quer ser um cientista de dados.
Atribuições do cientista de dados no dia a dia
Uma combinação de codificação, leitura de documentos, uso de inteligência artificial como suporte de dados, alinhamentos com gerentes de produto, engenheiros de dados e a manipulação de algumas informações pessoais para ajudar nas próprias descobertas – esse é o resumo simplificado de um dia na vida de um cientista de dados.
Mas vale ressaltar que um dia pode ser completamente diferente do outro. Projetos diferentes, demandas especiais e a multiplicidade de canais para obter dados tornam o dia a dia mais dinâmico e desafiador.
Outra questão importante é que muitas dessas tarefas do dia a dia exigem um preparo que vai além de formação acadêmica: é preciso ter repertório para fornecer respostas ágeis em situações-chave.
Isso significa manter-se sempre atento e atualizado sobre as informações e tendências do setor, buscar informações em artigos – isso ajuda a formular hipóteses mais eficientes e a obter soluções efetivas para os problemas apontados pela empresa.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender o que faz um cientista de dados e porque essa é a profissão do futuro. Para ficar por dentro de todas as principais novidades do setor, siga a ADTsys nas redes sociais.
Conteúdos que você pode gostar também:
Definição de TAGs e governança em cloud
Atualmente, as empresas estão agora vivendo em um ambiente multi cloud: gerenciando vários ambientes entre os…
Por que investir em um orquestrador de provedores de cloud?
Decidir-se por um provedor de serviços de cloud pode ser uma etapa que requer a análise de diversos fatores, a depender…
Quais as vantagens de trabalhar com orquestração em nuvem?
Quais as vantagens de orquestração em nuvem? A orquestração em nuvem é um dos processos advindos do surgimento de Cloud…