Desde o surgimento dos primeiros computadores, em meados da década de 1990, a tecnologia vem mudando drasticamente a forma com que nos relacionamos com o mundo e organizamos a rotina de trabalho dentro das empresas.

Se não a maior, os avanços atrelados à Inteligência Artificial são, com certeza, uma das maiores conquistas tecnológicas da última década. Anos atrás, era impraticável pensar, por exemplo, que a análise de métricas poderia ser feita por máquinas – ou que a cafeteira poderia preparar o café sozinha com hora previamente marcada.

O aprendizado de máquina e a automação em níveis extremos impactou diretamente no mercado e na forma com que as pessoas devem encarar o trabalho atualmente.

No entanto, muito se fala sobre as consequências do uso da Inteligência Artificial em larga escala. Na intenção de esclarecer algumas dúvidas, vamos explorar com mais atenção suas aplicações e benefícios à rotina de trabalho das empresas.

Inteligência Artificial e User Experience

Quando pensamos na /inteligência Artificial na versão robô, os chatbots têm apresentado inúmeros ganhos na qualificação da experiência do usuário e no acompanhamento da jornada de compra.

Grandes empresas do mercado, não só as fintechs, já têm investido em novas formas de comunicar com o público, oferecendo interação constante.

De acordo com especialistas, através de seus algoritmos, a inteligência artificial é capaz de antecipar os desejos dos clientes ou solucionar problemas antes mesmo que eles surjam. Os assistentes virtuais são um exemplo claro disso.

A tarefa de facilitar processos não passa apenas pela automatização do atendimento via chats e bate-papos. O desenvolvimento da inteligência artificial já está buscando ligações, inclusive, com o comportamento de consumo durante a navegação do usuário.

O aprendizado das máquinas

Robôs, chatbots, softwares inteligentes e um inerente movimento de virtualização.

A Inteligência Artificial, de fato, está por trás dessas grandes transformações. O machine learning é uma forma que a tecnologia encontrou para “imitar” ações humanas na hora de solucionar problemas. Esse nível de cognição é alcançado após intensas repetições.

Engana-se, porém, quem pensa que as repetições traduzem uma monotonia. A ideia de machine learning pressupõe mudança constante. Os algoritmos de aprendizagem possibilitam que o computador possa aprender e principalmente ensinar a medida que é exposto a um grande volume de dados.

O deep learning é um dos métodos que vem alavancando o potencial da Inteligência Artificial. O sistema de aprendizagem contínuo estimula as máquinas a repetirem tarefas e aprenderem com as próprias experiências, o que a torna capaz de acompanhar e interagir com o usuário durante a navegação.

Os impactos da Inteligência Artificial

Estudiosos, tecnicistas, entusiastas… todos se concentram em analisar os impactos da inteligência artificial no dia a dia do mundo corporativo.

Há quem pense, de forma mais pessimista, que os instrumentos vinculados à inteligência artificial vão substituir por completo a mão de obra humana. Em alguns casos, sim – o humano será trocado pelo robô em funções mais repetitivas e braçais, o que pode representar ganho de tempo e maior produtividade.

Contudo, em um aspecto a máquina ainda não consegue se equivaler: a criatividade.

A partir dessa perspectiva, a Inteligência Artificial pode ser uma grande assistente dos seres humanos, sendo responsável por otimizar a rotina, aprofundar análises em curto espaço de tempo e contribuir para a melhora dos processos da empresa.

O humano segue tendo papel essencial, responsável pela criação e estratégia; cabendo à máquina otimizar a execução de processos e monitoramento de métricas para identificar tendências, por exemplo.

As aplicações da Inteligência Artificial são diversas. Suas ferramentas podem aumentar a eficiência operacional; contribuir positivamente para gestão de estoque, mensurando entrada e saída de mercadorias; garantir a segurança e privacidade dos dados e otimizar custos, entre outros benefícios.

Por exemplo: análises de perfil de clientes e atividades de compra, por exemplo, podem ser fundamentais na hora de viabilizar um empréstimo através de um banco digital. Veja mais benefícios de adotar a inteligência artificial aqui.

Não só a experiência do consumidor – como também a do vendedor – mudou. Os profissionais do setor de TI, atualmente, precisam se reinventar para saber como usar a tecnologia a favor do seu trabalho. Caso contrário, é possível que a eficácia e capacidade das máquinas supere o fazer humano em posições estratégicas no dia a dia.

A atualização é uma obrigação constante para todos que desejam atuar e usufruir dos benefícios e transformações protagonizadas pela área de TI. Mantenha-se conectado ao nosso blog para ficar antenado nas últimas novidades do setor!

 


Conteúdos que você pode gostar também:

Como descontinuar o seu produto?

Como descontinuar o seu produto?

          Como descontinuar um produto quando sua empresa oferece diversos produtos, e alguns…

Recomendações para melhorar o desempenho da nuvem

Doze recomendações para melhorar o desempenho da nuvem

            Então sua empresa decidiu finalmente usar “a nuvem” para aproveitar todas as…

Blockchain, computação cognitiva e nuvem devem moldar o futuro das finanças

Blockchain, computação cognitiva e nuvem devem moldar o futuro das finanças

            Blockchain: O futuro das finanças, com acomputação cognitiva e nuvem são…