Quer saber como como atualizar a sua área de TI para a era da Inteligência Artificial? Quem acha que cientistas de dados e desenvolvedores de machine learning são profissões do futuro, está muito enganado! Estamos falando do presente – e um presente cada vez mais dinâmico, com mudanças velozes e inovações transformadoras.
A IBM, gigante da tecnologia com sede nos Estados Unidos, prevê que vagas para cientistas de dados que envolvam uma função analítica apurada terão grande crescimento nos próximos anos. A estatística acusa 61.799 vagas até 2020, o que representa crescimento de 93% na área de Ciência de Dados e 56% em machine learning, por exemplo.
Aliado à capacidade de análise do big data, machine learning é um dos principais conceitos que está por trás da Inteligência Artificial. Trata-se da capacidade cognitiva das máquinas, explorada quase que insistentemente, mediante testes e repetições, para aprender com as próprias experiências, minimizando erros e falhas.
Hoje em dia, há uma demanda crescente por profissionais que estejam envolvidos com algoritmos e ferramentas vinculadas à Inteligência Artificial.
Em vez de gastar verba contratando mão de obra, o caminho para muitas empresas têm sido enfrentar o desafio de suprir a demanda treinando as equipes no intuito de aproveitar a Inteligência Artificial ao máximo.
Inteligência Artificial: investimento, não custo!
Tudo começa pela forma de lidar com essas novas tecnologias. Assim como outras inovações, a Inteligência Artificial deve ser encarada como um grande investimento, e não um custo que vai onerar as finanças da empresa.
Como dissemos anteriormente, o esforço em políticas de recrutamento pode ser reinterpretado agora no treinamento das equipes de TI para dominarem, cada vez mais, ferramentas e recursos atrelados à Inteligência Artificial.
Otimização da produção, redução de custos e agilidade. Esses três aspectos formam as prerrogativas principais de qualquer empresa vinculada ao setor produtivo. E com a aplicação correta de mecanismos da Inteligência Artificial, tudo isso se torna possível!
A partir de cursos externos, ou até mesmo treinamento in house, as empresas têm investido cada vez mais para ampliar o domínio de suas equipes sobre as ferramentas da Inteligência Artificial. Robôs aplicados à análise de dados e um maquinário cada vez mais sensível aos estímulos externos são duas das marcas desse momento, nomeado por muitos como 4ª Revolução Industrial.
É essencial que, dentro de uma empresa que aposta na Inteligência Artificial como componente de seus produtos e serviços, todos os funcionários conheçam o caminho da tecnologia. Mas não só em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) a Inteligência Artificial pode ser bem aplicada.
A visão otimista acerca da Inteligência Artificial, encarada como investimento, é valorizada, sobretudo, em termos de segurança cibernética. As ameaças virtuais são o grande temor de sistemas de informação. E, por isso, cada vez mais a Inteligência Artificial é a solução para quem vislumbra a conquista da privacidade no meio digital.
Ações como o monitoramento e a análise de dados e informações foram potencializadas a partir do desenvolvimento da capacidade cognitiva das máquinas, que entendemos por Inteligência Artificial. Sistemas inteligentes, hoje em dia, têm completa autonomia para notar e pontuar incoerências em planilhas e relatórios.
Podemos até pontuar a Inteligência Artificial como uma grande tendência no setor de TI, uma vez que ainda não predomina na maioria das empresas. Contudo, cada vez mais gestores e diretores se vem obrigados à aderir a esse movimento na tentativa manter suas empresas no topo em termos de competitividade.
Com operação especializada em Cloud Computing, a ADTsys atua no desenvolvimento de soluções inteligentes e oferece suporte a toda a área de TI.
Agora que você já sabe como atualizar a sua área de TI para a era da Inteligência Artificial, Conheça os nossos serviços!
Conteúdos que você pode gostar também:
O que o QI Digital diz sobre o futuro da sua empresa?
Em busca da redução de custos, de uma administração mais enxuta e eficaz, a tão almejada maturidade digital é objetivo…
10 motivos para investir em orquestração em nuvem
Confira 10 motivos para investir em orquestração em nuvem: Orquestração de nuvem é, basicamente, a automação de ponta a…
SaaS, PaaS e IaaS: Quais as diferenças?
Curioso para saber as diferenças entre SaaS, PaaS e IaaS? Já falamos aqui no blog sobre as previsões dos investimentos…