Quer saber alguns mitos e verdades sobre cloud computing? É comum que a computação em nuvem, ou cloud computing, seja tratada como uma tecnologia disruptiva. Mas, é ainda mais do que isso. Trata-se de um novo conceito, uma quebra de paradigma que tem modificado processos e formas de organização interna dentro das empresas.

A partir da nuvem é possível criar um depósito de informações online, o que garante a segurança e a governabilidade dos dados, além de permitir o acesso a qualquer membro ligado à rede de forma remota, por meio de uma simples conexão com a internet.

As possibilidades da cloud computing estão cada vez acessíveis ao público, sendo abertas ao mercado como um serviço e não um produto. Mas, lembre-se que cada solução é planejada conforme a demanda da empresa, e que nem sempre apenas uma solução em nuvem resolve todos os problemas internos da organização.

Ao criar uma nova forma de armazenar e compartilhar informações, a nuvem tem impacto decisivo sobre a organização interna da empresa, de forma a agilizar os processos, diminuindo os gaps e também reduzindo os custos com infraestrutura, uma vez que não se gasta mais com rotinas de backup ou compra de equipamentos.

Mitos e verdades sobre cloud computing

Ao falarmos sobre cloud computing, estamos nos referindo a um sistema complexo, repleto de variáveis, e que pode ser programado de inúmeras maneiras. Envolve não só o armazenamento, como também a virtualização, a possibilidade de trabalho remoto, novas ferramentas de análise, entre outros aspectos.

A solução cloud, por sua vez, pode englobar softwares renderizados externamente, backups, sistemas operacionais virtualizados e até a criação de históricos de modificação e soluções colaborativas.

Abaixo, vamos pontuar alguns mitos e verdades para esclarecer dúvidas sobre a implantação de um sistema em nuvem na sua empresa. Veja só:

Mitos e verdades sobre cloud computing: Mitos

Os mitos são traiçoeiros. Muitas vezes, impedem que a empresa adote uma nova tecnologia que, certamente, poderia trazer benefícios em termos de administração.

  • Cloud computing exige muito investimento…

A ideia de que, para implantar a nuvem, é preciso realocar um alto investimento a ser aplicado dentro do setor de TI, não é verdadeira. A tecnologia cloud computing promove exatamente o contrário – a redução de custos. Isso porque você só paga pelo serviço e por eventuais manutenções que mantêm a segurança na rede.

No início desse movimento de transformação digital, os serviços em nuvem eram mais caros e direcionados apenas para as grandes corporações. Mas, diante da necessidade e da popularização, foi preciso adotar novas estratégias para se consolidar no mercado. Atualmente, você pode aderir a um modelo de assinatura e pagar apenas pelos serviços e ferramentas contratados.

  • É um risco para os profissionais da área de TI…

Ao contrário do que alguns pensam, a tecnologia cloud computing não vem para confrontar a ação humana, mas sim colaborar. Profissionais da área de TI, por exemplo, são fundamentais para gerir e organizar o sistema cloud, que está presente em grande parte das empresas para facilitar os processos e maximizar os resultados conquistados pela equipe.

De acordo com a pesquisa da consultoria Gartner, a adesão aos serviços de cloud computing cresce de forma exponencial. Existem prognósticos de que, até 2020, a maior parte das empresas estejam utilizando as ferramentas e serviços em nuvem.

  • Depender da nuvem é perigoso…

Isso não se aplica. Apesar de ser novidade para algumas empresas, a tecnologia em nuvem não coloca os arquivos em risco. Pelo contrário. Ficam reservados a um sistema online que pode ser acessado de forma remota desde que o usuário forneça, por exemplo, uma senha de acesso. Isso também garante a segurança.

A nuvem surge, sobretudo, como forma de armazenar e compartilhar dados dentro da rede com total autonomia e segurança.

Mitos e verdades sobre cloud computing: Verdades

Agora é hora de atestarmos as verdades, e também alguns benefícios, sobre cloud computing. Existem outras possibilidades a partir da nuvem, além da acessibilidade, disponibilidade e flexibilidade dentro do mindset de trabalho.

  • Redução de Custos

É, com certeza, uma das principais preocupações de todas as empresas. A redução de custos, entre outros fatores, estimula as primeiras cobranças aos setores de administração. Mas, fique tranquilo! A nuvem é a alternativa ideal para buscar a redução dos custos com infraestrutura.

Isso porque a empresa se livra do custo de manter uma estrutura fixa de servidores e computadores. Com todo armazenamento e compartilhamento de dados nas redes, cortam-se os gastos extras com a infraestrutura.

A maior agilidade nos processos também reduz o tempo de cumprimento das demandas, o que aumenta a produtividade e também otimiza os custos..

  • Segurança dos Dados

Os melhores fornecedores de serviços de computação em nuvem têm times exclusivamente focados em garantir a segurança dos sistemas. Terceirizar a gestão da nuvem é uma boa ideia? Se depender de um profissional especializado, sim!

Cuidar das rotinas de manutenção na plataforma, por exemplo, é fundamental para ficar livre de ameaças e garantir a total privacidade dos dados. Não existe sistema imune a falhas.

Mas, com uma estrutura especializada cuidando da gestão da plataforma, é possível minimizar a ocorrência de ataques aos dados ou paradas repentinas na plataforma, que abalam diretamente a produção, garantindo total segurança ao sistema.

  • Flexibilidade e Escalabilidade da Estrutura

Ao contar com uma plataforma cloud, o fardo de gerenciar servidores próprios deixa de estar sobre os ombros das equipes de TI. Assim, é possível flexibilizar não só o compartilhamento de dados, como a própria rotina de trabalho (que pode se tornar remota).

Bons serviços de cloud podem ajustar, especialmente, a melhor estrutura à necessidade da empresa. Isso não só ajuda a diminuir o custo de tempos ociosos, como ajuda a preparar melhor para picos de operação e o surgimento de novas oportunidades.

Diante da dinâmica do mercado e do grande volume das demandas, o cloud computing é um serviço urgente para as empresas que desejam exponenciar seus ganhos e flexibilizar a rotina de trabalho.

A ADTsys é uma empresa especializada em cloud computing, com experiência para oferecer às empresas todo o suporte necessário para o setor de TI, no que diz respeito à transformação digital dos processos internos. Toda a migração para a nuvem é feita sob demanda, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Para saber mais como otimizar processos em nuvem dentro da sua empresa, confira a possibilidade de contar com uma consultoria exclusiva e sem custos que a ADTsys traz a você!

Quer aprender tudo sobre computação em nuvem? Baixe o e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital“!

 


Conteúdos que você pode gostar também:

SRE x DevOps: Quais as diferenças?

SRE x DevOps: Quais as diferenças?

Curioso para saber a diferenças entre SRE e DevOps? Em meio à economia criativa atual, permeada por recursos…

Como a Inteligência Artificial afeta o futuro das empresas?

Como a Inteligência Artificial afeta o futuro das empresas?

Desde o surgimento dos primeiros computadores, em meados da década de 1990, a tecnologia vem mudando drasticamente a…

Mitos e verdades sobre o cloud computing

Mitos e verdades sobre o cloud computing

Separamos mitos e verdades do cloud computing que já é mais do que uma tendência, o cloud computing já é uma realidade…