Saiba mais sobre o termo Infrastructure as a Code

O termo Infrastructure as a Code (Infraestrutura como Código) tem se destacado pelos quesitos da velocidade e da qualidade de entrega de ambientes em desenvolvimento.

Trata-se de focar na construção e na entrega de uma infraestrutura ágil com uma codificação simples e objetiva. Tudo sem perder o controle, a segurança, a qualidade e a disponibilidade das operações.

Um estudo desenvolvido pela Forrester, por exemplo, explorou os ganhos que Infrastructure as a Code pode trazer ao ciclo de produção em um ambiente de TI. Com Infrastructure as a Code, o tempo entre a disponibilização do software pelo time desenvolvimento e o início da produção caiu consideravelmente.

Nas vezes em que pensamos sobre o universo digitalizado e da IaaS (Infrastructure as a Service), raramente problematizamos o sistema que é responsável por toda a automação que está por trás das interações de uma plataforma. Mas é justamente aí que está a importância da Infrastructure as a Code. 

Mas, afinal, o que é Infrastructure as a Code?

É, fundamentalmente, um tipo de infraestrutura que possibilita às equipes de TI fazerem toda a gestão a partir de códigos, o que ajuda a otimizar o processo em substituição aos procedimentos manuais.

Também conhecida como “infraestrutura programável”, a Infrastructure as a Code pode ser utilizada para automatizar uma série de etapas estáticas que seriam repetidas diversas vezes em múltiplos servidores.

Os benefícios para equipes de TI

Utilizar o código para gerenciar e provisionar múltiplas tarefas, dentro do contexto de cloud computing, permite uma nova forma de se relacionar com o ciclo de produção das aplicações. Diante da estrutura de códigos, é possível programar, por exemplo, um novo aplicativo voltado à garantia de qualidade da produção.

Apostar em uma Infraestrutura como Código oferece um ganho de velocidade nas entregas, incentiva uma melhor colaboração entre os times e possibilita uma gestão mais efetiva de todo o ciclo produtivo. Utilizando-se das tecnologias disponíveis, evita-se falhas de configuração, falta de pré-requisitos ou permissões.

Quando relacionada exclusivamente aos DevOps, a Infraestrutura como Código mantém sua importância ao preparar ambientes com configurações simples e seguras, utilizando-se de soluções disponíveis no mercado, facilitando inclusive a gestão do time de operações.

Com pouca gestão e em um curto espaço de tempo, é possível provisionar ambientes complexos e de qualidade para serem usados. A maior velocidade na entrega das aplicações é alcançada através de uma subdivisão de tarefas.

Ao adotar Infrastructure as a Code, é possível conceder a liberdade necessária para o time de desenvolvimento subir um ambiente localmente ou em nuvem – esteja ou não em fase de testes -, sem a intervenção da parte de Operações na fase de entrega das aplicações. Assim, é possível conseguir maior assertividade e agilidade em todo o processo.

A ADTsys aposta em Infrastructure as a Code

Fazer a gestão da infraestrutura em nuvem não é uma tarefa nada fácil. Aqui na ADTsys o nosso serviço de DevOps, unindo desenvolvimento e operações, aposta na automatização do ambiente ao encarar a infraestrutura como código.

Os especialistas da ADTsys prezam pelas melhores tecnologias e práticas ao coordenarem os ambientes com a utilização de códigos. A todo o momento, mantemos a atenção com a experiência do usuário e, por essa razão, desenvolvemos todos os softwares e aplicações de acordo com a necessidade de nossos clientes.

Quer aprender tudo sobre computação em nuvem? Baixe o e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital“!

 

 


Conteúdos que você pode gostar também:

Confiança na nuvem pública aumenta

Confiança na nuvem pública aumenta: A confiança e a percepção dos serviços de nuvem pública continuam crescendo ano…

Dez habilidades de TI mais demandadas

Dez habilidades de TI mais demandadas: pode parecer um pouco imprevisível a luz dos acontecimentos que ocorrem em todo…

Cloud entra na segunda década, como será? Gartner aponta as tendências dessa evolução

Cloud entra na segunda década, como será? Gartner aponta as tendências dessa evolução: O instituto de pesquisa global…