Mercado brasileiro de big data e analytics fatura US$ 1,16 bi e já representa quase 50% da AL: O mercado total de big data e analytics (BDA) movimentou US$ 2,48 bilhões na América Latina no ano passado. Liderado pelo Brasil e México e impulsionado pela transformação digital, o mercado deverá atingir US$ 7,41 bilhões em 2022, de acordo com a projeção da Frost & Sullivan.

Segundo relatório da consultoria, em 2016, o Brasil é o país mais maduro em aplicações de big data e analytics e representou 46,8% do mercado na América Latina, gerando receita de US$ 1,16 bilhão. Além disso o estudo aponta a IBM, Oracle, SAP, SAS e Teradata como líderes de mercado, sendo que as verticais que mais investem em big data e analytics são serviços financeiros, varejo e telecomunicações.O mercado latino americano representa aproximadamente 5,1% do mercado global de BDA.

A Frost & Sullivan avalia que modelos de negócios inovadores como Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem estão transformando o mercado e criando novas formas de coletar e melhorar os processos de armazenamento de dados. Além disso, diz que as empresas da região estão cada vez mais familiarizadas com os conceitos e benefícios da adoção de soluções de big data e analytics.

“O crescimento exponencial de dados movidos por dispositivos conectados obrigou as organizações a aprimorarem sua capacidade de usar big data para tomar decisões mais inteligentes e em tempo real. Considerando o ambiente de negócios hipercompetitivo, essa necessidade crítica deu origem a uma nova geração de soluções analíticas focadas na previsão, visualização de dados e tomada de decisão dinâmica”, disse Renato Pasquini, diretor de consultoria e pesquisas de transformação digital da Frost & Sullivan.

Apesar desse crescimento, o relatório observa que a mão de obra especializada e integração de soluções seguras de big data e analytics à infraestrutura legada continuam sendo desafios. De todo modo, a consultoria diz que as empresas estão percebendo que precisam investir em soluções BDA e encontrar soluções inovadoras para superar esses desafios, a fim de se manterem competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico.Melhorar a experiência do cliente tem sido a principal razão para investir em soluções BDA.

“O Hadoop está se tornando o padrão para a maioria dos projetos de big data. Isto se deve as suas características disruptivas, como open source, livre, escalável, baixo custo e tolerância a falhas. Uma vez que a nuvem e o Hadoop são compatíveis, faria sentido utilizá-los juntos, já que ambos se concentram na confiabilidade e escalabilidade a um preço razoável, o que é essencial para as soluções BDA”, observou Pasquini.

 

“Mercado brasileiro de big data e analytics fatura US$ 1,16 bi e já representa quase 50% da AL”

FONTE: ComputerWorld


Conteúdos que você pode gostar também:

Nuvem pública impulsiona mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Nuvem pública impulsiona mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS): O mercado global de serviços de cloud pública…

Seis competências-chave para quem quer um emprego na área de Cloud

Seis competências-chave para quem quer um emprego na área de Cloud: Devido a inúmeras pesquisas, a nuvem deixou de ser…

Unidade de computação na nuvem do Google quer vencer disputa por preferência do PayPal

Unidade de computação na nuvem do Google quer vencer disputa por preferência do PayPal: (Reuters) - O Google está perto…