Nuvem pública impulsiona mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS): O mercado global de serviços de cloud pública vai aumentar 17,2% em 2016, alcançando uma receita de US$ 208,6 bilhões no período, contra 178 bilhões em 2015, sustenta relatório do Gartner. De acordo com a consultoria, o maior crescimento virá das ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês), projetado para crescer 42,8% neste ano.

Ofertas de software como um serviço (SaaS, na sigla em inglês), um dos maiores segmentos do mercado global de serviços de nuvem, deverá crescer 21,7% em 2016, atingindo US$ 38,9 bilhões. Para o diretor de pesquisa do Gartner, Sid Nag, a redução de custos é o ponto-chave para a adoção da modalidade nas empresas. ” Não há dúvida do grande apetite dentro das organizações para usar serviços em nuvem, mas ainda há desafios sobre como fazer a mudança”.

O especialista observa, porém, que apesar do crescimento acima de dois dígitos há muitas corporações que não incluem a nuvem pública nos seus orçamentos. Para quem está optando pela modalidade, os principais incentivadores são: a modernização da TI, a redução de custos e a inovação, entre outros benefícios. Em contrapartida, as preocupações relativas à segurança e/ou à privacidade aparecem como os principais inibidores para a adoção de nuvem pública.

“Nuvem pública impulsiona mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS)”

FONTE: CONVERGÊNCIA DIGITAL


Conteúdos que você pode gostar também:

Cloud entra na segunda década, como será? Gartner aponta as tendências dessa evolução

Cloud entra na segunda década, como será? Gartner aponta as tendências dessa evolução: O instituto de pesquisa global…

Here’s how Evernote moved 3 petabytes of data to Google’s cloud- 70 days, 5 billion notes, 12 billion files, and a whole lot of engineering work

Here's how Evernote moved 3 petabytes of data to Google's cloud- 70 days, 5 billion notes, 12 billion files, and a…

12 recomendações para melhorar o desempenho da nuvem

12 recomendações para melhorar o desempenho da nuvem: Então sua empresa decidiu finalmente usar “a nuvem” para…