A transformação digital mudou efetivamente o cenário corporativo: se antes a tecnologia em nuvem parecia algo improvável há alguns anos, agora as empresas vão além e utilizam a multicloud.
Tudo indica que isso aumentará exponencialmente nos próximos 12 meses, já que um relatório recente da Gartner está apostando que a multicloud será a estratégia adotada entre 70% das empresas até 2019.
Se você está pensando em adotar a multicloud para a gestão de TI em sua empresa, este artigo pode proporcionar poderosos insights. Então siga na leitura!
Definindo o “multi” em “multicloud”
O termo “multicloud” pode ser aplicado em qualquer ambiente digital onde os aplicativos são implantados em duas ou mais plataformas de nuvem.
Seu escopo é mais amplo e pode incluir diversas combinações de nuvens públicas (como o Microsoft Azure, o Google Cloud Platform, o Amazon Web Services ou o OpenStack); nuvens privadas (alimentadas por OpenStack, Kubernetes, Microsoft Hyper-V ou VMware); ou servidores dedicados.
Um estudo da ESG apontou que 81% das corporações que utilizam a nuvem pública contavam com mais de um provedor de serviços de infraestrutura – o que já caracteriza uma multicloud.
Essa popularização é uma prova de empresas estão adotando o multicloud, impulsionando o potencial da nuvem para níveis que antes seriam impensáveis – e trazendo oportunidades antes impensáveis para empresas em todo o mundo.
A chave para o sucesso agora é apostar em uma boa solução de orquestração, entender as oportunidades proporcionadas pela nuvem – e como sua empresa pode obter os melhores resultados dela.
Números do mercado e tendências em multicloud
As prioridades estão mudando no mundo dos negócios – o que tem feito cada vez mais empresas a adotarem estratégias multicloud.
Como vimos, de acordo com um relatório recente, 86% das empresas estão adotando o multicloud, ou seja, as organizações afirmaram já possuir uma estratégia de multi provedores.
E 60% das empresas já estão migrando ou já migraram para aplicativos para a nuvem pública.
A maioria das empresas também afirmou que o planejamento futuro envolve a manutenção ou aumento do investimento em multicloud, englobando fornecedores externos e recursos para funcionários internos.
As organizações também estão tentando alinhar sua estratégia de nuvem conforme suas principais prioridades para o próximo ano:
- Eficiência operacional (42%);
- Inovação (34%);
- Crescimento de receita (34%).
Outra questão apontada é que as empresas estão adotando o multicloud para terem uma série de benefícios, como:
- Gerenciamento mais eficiente e flexibilidade da infraestrutura de TI (33%);
- Melhor gerenciamento de custos de TI (33%);
- Segurança e conformidade aprimoradas (30%).
Construindo o caso para várias nuvens
Com vários provedores de nuvem buscando a preferência das empresas no mercado, foi necessário proporcionar diferentes pontos fortes e “USPs”.
Isso faz com que os serviços tenham benefícios diferentes, que podem atender necessidades específicas.
Além de obter acesso aos pontos fortes individuais da nuvem, há outras vantagens comerciais na adoção de uma abordagem que adote mais de um provedor.
Veja abaixo porque as empresas estão adotando o multicloud.
Os melhores serviços da categoria
Sem a limitação de uma estrutura de nuvem, uma estratégia com várias nuvens proporciona mais flexibilidade na hora de selecionar o serviço em nuvem mais adequado para a carga de trabalho de cada departamento. Por sua vez, isso permite que a empresa atenda aos requisitos exclusivos de cada caso de uso específico.
As empresas estão adotando o multicloud por conta da flexibilidade entre os fornecedores
O uso de um único fornecedor implica em expor sua empresa a riscos como aumentos de preços ou mudanças não solicitadas no serviço.
As empresas estão adotando o multicloud também porque ao contar em vários provedores de nuvem, têm mais opções para executar suas cargas de trabalho na nuvem, minimizando esses riscos e mantendo mais controle da operação.
Flexibilidade de posicionamentos geográficos
Os principais provedores de nuvem possuem centros de dados em todo o mundo. No entanto, algumas empresas podem exigir que os dados para cargas de trabalho específicas residam dentro de certas fronteiras nacionais.
Uma estratégia com várias nuvens significa que estes requisitos podem ser perfeitamente atendidos – mesmo em uma plataforma de nuvem global.
Mitigação de desastres
A multicloud pode proporcionar mais segurança para suas operações em casos de apagões de servidores, perda generalizada de dados ou tempo de inatividade do aplicativo devido a uma falha localizada. Eis mais um bom motivo que justifica porque empresas estão adotando o multicloud.
Empresas estão adotando o multicloud para mais segurança e praticidade
Para que sua estratégia em múltiplas nuvens seja efetiva e eficaz, o ideal é contar com um serviço de orquestração da nuvem.
O ADT Cloud Maestro é um exemplo de solução eficaz disponível no mercado. Com ele sua empresa consegue orquestrar e gerenciar vários provedores de cloud através de uma única plataforma.
Muitas empresas estão adotando o multicloud e, para isso, buscam uma solução para orquestração. E o ADT Cloud Maestro é a opção certa – clique e saiba mais:
Conteúdos que você pode gostar também:
Orquestração para IoT: funcionamento e benefícios
A orquestração para IoT (Internet das Coisas) tem muitas semelhanças com o nosso corpo: quando pegamos um café quente,…
Como facilitar a gestão de TI com a orquestração em nuvem?
Como facilitar a gestão de TI com a orquestração em nuvem? À medida que as organizações empregam cada vez mais…
ADTsys participa do evento Google Cloud Summit 2018
ADTsys no Google Cloud Summit 2018: Sabemos que, para o nosso desenvolvimento profissional e o crescimento das…