Uma das principais dificuldades dos donos de micro e pequenas empresas é focar nas decisões estratégicas para garantir o sucesso do seu negócio. Em meio a reuniões, funcionários, relatórios e tarefas administrativas, ainda é comum o empresário dispensar mais tempo do que deveria com esses afazeres.
Por outro lado, as novas tecnologias estão se tornando cada vez mais acessíveis a quem dá os primeiros passos no mundo corporativo e prometem revolucionar a forma de trabalhar ao oferecer automatização de atividades rotineiras.
Graças aos avanços dos robôs e assistentes virtuais, já é possível, por exemplo, registrar despesas e arquivar recibos de forma rápida e fácil. Ou, ainda, ser informado – instantaneamente – sobre pagamentos e recebimentos durante o mês. Também conhecida como chatbot, esse tipo de tecnologia baseada em inteligência artificial vem incentivando companhias do mundo inteiro a criar sistemas capazes de conversar e resolver atividades cotidianas de uma empresa. Por dentro do assunto: A Hekima apresenta números e estatísticas impressionantes sobre inteligência artificial e Big Data Patrocinado
Por meio de programas de mensageria, como o Messenger do Facebook ou o Telegram, o assistente virtual tornou-se um aliado de empresas de grande a pequeno porte, colaborando para que o dono do negócio ganhe tempo para investir em outras frentes. Presente em vários países, o Pegg, chatbot da Sage, é um deles. Além de tornar invisível as tarefas administrativas, o sistema inteligente de bate-papo – o primeiro do setor – permite, entre outras coisas, que o empresário rastreie as despesas e gerencie as finanças do seu negócio pelo celular ou computador, tornando a tecnologia mais acessível, divertida e poderosa.
Na era tecnológica, essa tendência é certamente um caminho sem volta. Com a familiaridade das pessoas com os aplicativos de mensagens, o uso da inteligência artificial para o fluxo de trabalho e processos baseados em regras atende as necessidades dos usuários de hoje, que estão ávidos por soluções mais rápidas e disponíveis 24 horas, durante todos os dias da semana.
Nesse sentido, os bots devem ser considerados uma ferramenta altamente eficiente para aumentar a produtividade do empreendimento no dia a dia e eliminar processos repetitivos e burocráticos, auxiliando na competitividade das empresas.
Isso porque os agentes inteligentes, associados aos sistemas IA, estão se tornando, a cada dia, mais habilidosos para entender o comportamento dos usuários, interpretar as necessidades e tomar as melhores decisões.
Mas tirar proveito dessa oportunidade exige uma nova atitude de quem está por trás do negócio. É preciso estar aberto para a inovação que a tecnologia proporciona e perceber que cuidar de tarefas administrativas hoje pode ser tão fácil quanto trocar mensagens com um amigo. Quem enxergar primeiro essa realidade, ficará imediatamente na dianteira e ganhará em diferencial competitivo. Vale a pena e o caminho é sem volta.
Fontes: Administradores, David Pereira – Vice-Presidente de Product Engineering na Sage Brasil.
Conteúdos que você pode gostar também:
Otimista com nuvem no setor público na América Latina, AWS indica “modelo ideal” para adoção
Otimista com nuvem no setor público na América Latina, AWS indica “modelo ideal” para adoção: A Amazon Web Services…
Amazon usará caminhão para ‘upar’ grandes quantidades de dados para nuvem
Amazon usará caminhão para 'upar' grandes quantidades de dados para nuvem: Apesar de ter uma série de serviços que…
IBM investe em centro de dados no Reino Unido mesmo após Brexit
IBM investe em centro de dados no Reino Unido mesmo após Brexit: O grupo global de tecnologia da informação IBM…