Termo cada vez mais utilizado no setor de TI, DevOps caracteriza a união entre o desenvolvimento e a operação de determinado processo.
Essa combinação entre processos, práticas e ferramentas, sempre com base em tecnologia de ponta, visa aumentar a capacidade de determinada empresa a fornecer serviços e produtos com alta velocidade e otimização.
Aderir ao método DevOps pode beneficiar sua empresa em termos de competição no mercado, já que é possível gerenciar a infraestrutura e atender clientes muito melhor se comparado a qualquer outra empresa que utilize métodos tradicionais de desenvolvimento de software.
Conheça os detalhes e garanta as vantagens à sua organização.
Conheça os benefícios do DevOps para seu negócio
Para atender as demandas de um mercado tão ágil de dinâmico, é preciso saber trabalhar a equipe e as tecnologias de forma a encurtar processos. Nesse contexto, surge o DevOps, possibilitando que diferentes áreas da empresa somem forças para entregar um bom produto no menor espaço de tempo.
A seguir vamos mencionar algumas das principais vantagens de aderir ao método e, assim, mostrar de que modo o DevOps pode beneficiar sua empresa, criando uma rotina de trabalho mais eficaz e ágil.
Uma delas é, justamente, a integração da equipe. Profissionais com viés estratégico e operacional se unem em um ambiente de colaboração profissional que oferece muitos benefícios à empresa.
Com essa “força-tarefa”, além da riqueza criativa em todo o processo, torna-se possível encurtar o ciclo de confecção de um produto. É aqui que falam que o time-to–market, tempo hábil para colocar um produto/serviço no mercado, diminui consideravelmente.
Com a união de diferentes frentes da empresa em um único projeto, a adesão a novos recursos e a preocupação com a estabilidade do sistema ficam mais balanceadas. Aqui, qualquer rotina de otimização ou correção de problema tende a demandar menos tempo.
E a lista de vantagens continua:
- Automação da infraestrutura, ampliando a assertividade dos processos e minimizando falhas e enviando avisos quando há detecção de problemas;
- Backup na nuvem automatizado, garantindo maior disponibilidade de serviços e continuidade dos negócios, em caso de algum tipo de ataque cibernético ou falhas no sistema;
- Suporte completo, 24X7, feito por profissionais altamente capacitados, evitando indisponibilidade e solucionando ocorrências de modo eficiente e rápido.
Continuando a demonstrar as principais facilidades, a pesquisa Puppet Labs 2016 State of DevOps trouxe algumas estatísticas que comprovam como o DevOps pode beneficiar sua empresa. Acompanhe:
- Equipes de TI gastam 50% a menos do tempo para remediar e lidar com problemas de segurança no sistema;
- A nova organização, gerada pelo DevOps, faz profissionais gastarem 22% menos tempo em trabalho não planejado e retrabalho;
- Profissionais que atuam em equipes de alto desempenho recomendam duas vezes mais a organização como um ótimo lugar para se trabalhar.
DevOps: metodologia ou cultura?
O conceito de DevOps surgiu de uma tentativa de elencar e superar os problemas culturais que muitas empresas do setor de TI enfrentavam, visando a união entre duas esferas do processo de criação: os responsáveis pela infraestrutura e pela operação.
Para esse intercâmbio ocorrer da forma correta, visando a agilidade das entregas, é preciso que todos estejam conscientes dos afazeres e dos processos da empresa, alinhando expectativas e aperfeiçoando a comunicação. E isso pressupõe uma importante mudança de mindset.
Afinal, é por meio da disseminação de uma cultura que se alcançam valores como a importância da colaboração e do compartilhamento; o respeito pessoal e a confiança no trabalho em equipe; a divisão de responsabilidades e a comunicação dinâmica, ingredientes essenciais em uma rotina DevOps que pode beneficiar sua empresa.
Escolhendo o parceiro ideal em DevOps!
Aqui na ADTsys acreditamos que DevOps é muito mais do que uma metodologia, é uma cultura que usa tecnologias de ponta para uma entrega mais eficaz e automatizada.
Unindo infraestrutura e desenvolvimento, proporcionamos às duas áreas muitas facilidades.
Para a infraestrutura: maior eficiência e agilidade, maior organização, ambiente padronizado e sob controle, feedback rápido em todas as atividades de infraestrutura. Também torna mais rápida a implementação de novos ambientes, permitindo fazer mais, em menor tempo e com menos pessoas envolvidas, etc.
Já o desenvolvimento consegue desenvolver APPs mais rápidos, seguros e eficientes, acesso a testes personalizados, ambiente de entrega e integração contínua, fedbacks ágeis em todas as fases de desenvolvimento, entre outros,
Nossa equipe altamente experiente trabalha para oferecer agilidade na entrega, economia com despesas operacionais e redução de tempo de operação. Sempre fazendo uso das mais modernas tecnologias e práticas de DevOps do mercado.
Saiba como o time de DevOps da ADTsys pode beneficiar sua empresa: converse com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!
—————————————————————————————————————————
Artigo # 8
SasS, PaaS e IaaS: quais as diferenças
á falamos aqui no blog sobre as previsões dos investimentos em cloud computing e tecnologia dobrarem nos próximos anos.
Um estudo publicado pela Deloitte em 2018 apontou que, a nível global, 90% das empresas contam com alguma solução vinculada à cloud computing. O Global Data aponta que esse mercado ainda deve movimentar cerca de US$ 2,5 bilhões nos próximos três anos.
Envolvido em mitos e verdades, o conceito de cloud computing é amplo e sua aplicação não segue uma receita pré formada. A estrutura em nuvem pode – e deve – ser adaptada à realidade da sua empresa.
Mas antes de pensar em aderir a esse serviço, é preciso conhecer suas variações. Você sabe todas as possíveis aplicações dos sistemas em nuvem?
Neste texto falaremos sobre SaaS, PaaS e IaaS, três principais modalidades de serviço de cloud computing que permitem que as empresas reduzam o gasto com infraestrutura e reforcem o movimento da transformação digital dentro das corporações.
SaaS, PaaS e IaaS: as formas de serviço em nuvem
A Inteligência Artificial aplicada de diversas formas. As siglas SaaS, PaaS e IaaS indicam três diferentes serviços oferecidos no campo da computação em nuvem. A concepção da cloud computing sob essas aplicações nos faz pensar a nuvem como um serviço e não apenas um produto.
E um serviço vantajoso para as empresas: uma pesquisa do Gartner Institute mostrou que o mercado de PaaS deve dobrar de tamanho nos próximos anos. Sinal de que os serviços através de plataformas e a computação em nuvem estão cada vez mais interligados ao cotidiano da sociedade.
Mas antes de falar de previsões e estatísticas, vamos às definições. Veja a seguir:
SaaS – Software as a Service (Software como Serviço)
É um dos serviços online mais utilizados. Você, inclusive, provavelmente já usufruiu dos benefícios de um SaaS e nem se deu conta.
Trata-se de um modelo de serviço em nuvem que permite ao usuário ter acesso a determinado software sem ter de comprar sua licença. O acesso a esse serviço é feito exclusivamente via internet – e precede de conexão com a rede.
Utilizar o SaaS acoplado à nuvem permite um maior nível de gerenciamento em casos de trabalho em equipe, já que é possível aproveitar ferramentas de compartilhamento e colaboração. Diferente das outras modalidades de serviço em nuvem, aqui o foco principal da solução é o usuário final.
PaaS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço)
PaaS oferece um ambiente digital em que é possível desenvolver e implantar um software. Conectado à internet, via de regra, a solução PaaS pode criar, hospedar e gerir uma aplicação vinculada à nuvem.
PaaS está uma camada acima do SaaS, com um funcionamento semelhante. Se o SaaS se refere à um software vinculado à web, PaaS é justamente o ambiente criado – e suportado pela rede – para gerenciar o aplicativo.
Além de possibilitar o gerenciamento de um grande volume de dados, essa forma de serviço ainda permite rápidas atualizações e acesso aos aplicativos via dispositivo móvel.
O elo entre PaaS e computação em nuvem fica claro ao compartilharem dos mesmos preceitos: transparência, facilidade de acesso, praticidade e rapidez no carregamento.
Infrastructure as a Service – IaaS (Infraestrutura como Serviço)
IaaS é a modalidade que dá suporte a todas as outras formas de serviço em nuvem ao migrar a estrutura da empresa de servidores em data centers físicos para servidores online na nuvem.
A IaaS pode se aproveitar da nuvem pública, da nuvem privada ou da nuvem híbrida – que apresenta uma mescla de características conforme a situação é conveniente. Falamos mais sobre estratégias para a adoção da nuvem híbrida em um texto de nosso blog, que recomendamos para você.
IaaS é um modelo flexível que permite implantação automatizada de servidores, o que ajuda a empresa a economizar tempo e recursos na hora de moldar sua infraestrutura organizacional para o trabalho. O modelo on-demand permite que a empresa pague apenas pelos recursos que consome.
Quer se manter informado sobre as principais novidades e tendências do mercado? Siga atualizado aqui no blog da ADTsys. Sempre buscamos trazer novos insights e análises sobre o que pode estimular a transformação digital na sua empresa!
Agora, para se você saber como a computação em nuvem pode revolucionar seu negócio, contate nosso time de especialistas e descubra!
Conteúdos que você pode gostar também:
Conheça o Edge Computing : nova tendência em tecnologia
De acordo com o Gartner, instituto de pesquisa dedicado ao setor de TI, os investimentos em soluções que consideram a…
A importância da segurança da informação para as empresas
No mundo que caminha para uma digitalização complexa, empresas e pessoas precisam estar cada vez mais conscientes da…
Quais as principais habilidades de um profissional de TI?
No final de janeiro de 2019, o LinkedIn divulgou o Global Talent Trends 2019 – relatório que detalha quais as…