Eficiência produtiva e redução de custos. Esses são dois dos aspectos que concentram a a atenção dos gestores que desejam manter suas empresas em um cenário competitivo.
Como consequência dessa busca, o investimento em pesquisa e novas tecnologias têm sido crescente. De acordo com o Gartner, 95% das empresas a nível global já funciona com alguma ferramenta vinculada à cloud computing.
A computação em nuvem ganha relevância nesse cenário ao oferecer agilidade, flexibilidade e alta performance às operações internas da empresa. Do processamento de um grande volume de dados à possibilidade de executar a gestão dos ativos de forma integrada, a computação em nuvem oferece inúmeros benefícios.
Saiba mais sobre a migração de dados para a nuvem!
Maior autonomia para processar dados, maior capacidade de armazenamento e segurança da informação. Esses são apenas três dos benefícios que a nuvem pode trazer ao seu negócio. Mas aderir a uma solução em nuvem requer cuidado com alguns processos.
Pensar o conceito em nuvem, adaptar à realidade da empresa e planejar sua implantação é uma tarefa que requer muito estudo. A migração para nuvem é um processo gradual – e que precisa ser realizado com cuidado para não colocar nenhum ativo da empresa em risco.
Migrar para a nuvem não é uma solução final. E sim um meio de alcançar um resultado ainda melhor. Contudo, o processo de migração exige um comportamento dinâmico já que a própria nuvem apresenta inúmeras mudanças e novas possibilidades a partir da incorporação de novas tecnologias.
Mas qual o melhor momento para adotar a nuvem? Saiba: não existe uma receita pré formada. É preciso estar atento às necessidades e deficiências da empresa para, aí sim, escolher a melhor opção. Alguns indicativos de que a empresa precisa de uma solução em nuvem são:
- Aumento do número de gargalos nas operações internas;
- Busca por redução de custos;
- Necessidade de manter rotinas operacionais mais flexíveis;
- Necessidade de depositar ativos da empresa em uma plataforma com maior controle.
Como acontece a migração?
Efetivamente, a migração em nuvem acontece em três fases distintas.
A primeira envolve o levantamento das necessidades da empresa, a avaliação das possibilidades em nuvem e o planejamento, propriamente dito, da rotina de migração.
Na segunda fase do processo, os especialistas observam com maior cautela o funcionamento das aplicações e como a nuvem poderia aprimorar essa rotina. Aqui o objetivo é modernizar aplicativos para que eles possam aproveitar os recursos oferecidos pelas plataformas em nuvem.
Na terceira e última etapa é que as empresas realmente começam a tirar proveito dos recursos oferecidos pelos serviços em nuvem. Aqui, os serviços oferecidos, definitivamente, são alterados pelas aplicações em nuvem. Mas se engana que a migração em nuvem acaba aqui.
Depois de toda a migração, deve existir um tempo para acompanhar o funcionamento de todas as soluções. Dessa forma, especialistas poderão agir prontamente para corrigir algum problema que possa ser identificado.
Conheça as maiores vantagens de migrar para a nuvem
Maior capacidade de armazenamento e processamento, além de serviços mais seguros, dinâmicos e confiáveis. São esses alguns dos benefícios de aderir às soluções vinculadas à computação em nuvem.
Abaixo, vamos enumerar e explicar algumas vantagens do ambiente em nuvem em comparação às estruturas tradicionais. Veja a seguir:
Controle dos custos
Ainda que, analisando a distância, o investimento em cloud computing represente um grande gasto para a empresa, os serviços em nuvem proporcionam uma redução contínua de gastos atrelados ao setor de TI.
Gastos com manutenção de hardware ou data centers físicos, por exemplo, deixam de acontecer – o que contribui não só com a saúde financeira da empresa como com a própria manutenção da rotina e do ritmo de trabalho.
Maior foco em projetos estratégicos
Com a automatização de rotinas de backup e atualizações, a mão de obra pode ser realocada para decisões mais estratégicas dentro da empresa.
Dessa forma, em vez de aplicar tempo à execução, os profissionais passam a analisar e monitorar os resultados, focando em ações estratégicas em prol dos negócios da empresa.
Facilidade no acesso a dados
Não só uma maior capacidade de armazenamento, mas uma melhor organização dos dados. Esse é um dos principais diferenciais de usar os serviços em nuvem.
A equipe passa a economizar tempo ao acessar mais facilmente os dados e arquivos internos da empresa. Tudo isso com um grau de segurança e governança ímpar.
Quer saber mais sobre as principais tendências e novidades do mercado? Fique atento às atualizações do blog da ADTsys ou aproveite para falar com um de nossos especialistas.
Conteúdos que você pode gostar também:
9 motivos para investir em BI – Business Intelligence
Os motivos para investir em BI – Business Intelligence são muitos. Afinal, qualquer organização tem suas perguntas e…
Tendências em cloud computing reforçam seu papel estratégico
Quais tendências em cloud computing nos aguardam nos próximos anos já que, durante 2021, o mundo foi praticamente…
Nuvem eleva experiência do cliente 4.0
Será que a nuvem eleva a experiência do cliente? Essa tem sido uma pergunta recorrente e que merece uma análise. O…