São muitas as vantagens do Business Intelligence (BI), por isso ele chegou para ficar.
Afinal, vivemos um momento em que tomar decisões com base na intuição ou em experiências anteriores não tem mais eficácia. É preciso usar dados para fazer escolhas mais inteligentes.
Usufruindo das vantagens do Business Intelligence, é possível coletar, organizar, analisar, compartilhar, bem como realizar manutenção nas informações. Tudo isso para que se transformem em insumos valiosos para a gestão empresarial.
Resumidamente, Business Intelligence é um conceito que aplica o uso de tecnologias para utilizar dados como suporte robusto e eficiente para a tomada de decisões. Também permite fazer análise, avaliação e monitoramento dos resultados obtidos com os investimentos de um negócio.
Tudo se baseia na interpretação e análise de informações para encontrar oportunidades, deficiências e reduzir os riscos. replica tag heuer monaco
Assim, é possível “esculpir” melhores estratégias para ganhar vantagem competitiva de maneira sustentável e agregar valor ao negócio.
Neste conteúdo, iremos destacar as vantagens do Business Intelligence. Assim, você perceberá que está na hora de tomar ações estratégicas e se favorecer com este conceito e suas ferramentas de gestão.
Confira!
1- Melhor planejamento de gestão
Empresas que não utilizam o BI têm um volume imenso de informações à disposição, relacionadas a sua operação, comportamento do público e mercado. Contudo, não fazem ideia do que podem fazer com tantos dados.
Já as que utilizam Business Intelligence como parte de sua estratégia, conseguem trabalhar esses dados de maneira otimizada, pois o acesso às informações é facilitado.
Devido à alta disponibilidade de informações de qualidade, os gestores conseguem entender melhor sobre sua empresa, necessidades e expectativas de seu público, comportamento da concorrência.
Uma das vantagens do Business Intelligence, portanto é poder planejar melhor a gestão.
Assim, é possível definir com inteligência e assertividade quais os caminhos devem ser tomados, quais as melhores estratégias para o momento e quais processos podem ser otimizados ou eliminados.
2 – Controle sobre riscos aprimorado
Não é possível crescer sem assumir riscos, toda empresa está suscetível a eles. Com tantos dados à sua disposição e bem organizados, é possível obter um controle inteligente das ameaças, preveni-las e evitar crises no futuro.
3 – Rotinas internas otimizadas
Mais uma das vantagens do Business Intelligence: o BI abrange todas as áreas de uma empresa. Assim, suas ferramentas permitem que os gestores avaliem o desempenho de suas equipes, de cada integrante e toda a cadeia operacional do negócio.
Usando essas informações e com base nelas é possível identificar os ajustes necessários para aprimorar as atividades da empresa com processos mais ágeis e eficazes.
Desse modo, além de otimizar as rotinas, o BI entrega mais tempo ao gestor e seu time focarem esforços para otimizar continuamente as rotinas internas.
4 – Tomada de decisões ágil e assertiva
Nesta era do imediatismo, é fundamental ter dinamismo e agilidade para ter alguma representatividade no mercado. Afinal, os concorrentes também têm acesso à informação, são inteligentes e rápidos.
É preciso que as decisões acompanhem ou ultrapassem a velocidade da concorrência. Decisões lentas, com baixa precisão podem desagradar os clientes e afetar a receita do negócio.
Com BI é possível aproveitar o acesso à informações privilegiadas para desenvolver estratégias rapidamente e com alta assertividade.
5 – Melhor atendimento ao cliente e fidelização
Operar orientado por dados colabora no aprimoramento de estratégias de captação e fidelização.
Uma das grandes vantagens do Business Intelligence é o acesso a informações relacionadas ao padrão de compra, comportamento, nível de satisfação e muitas outras métricas.
Ou seja, é possível usar esses dados para refinar as ações de captação de clientes. Por exemplo: corrigir e/ou antecipar problemas, reduzir taxas de churn e melhorar o NPS (Net Promoter Score).
6 – Redução de custos
Um objetivo em comum entre todas as empresas é reduzir custos sem perder eficiência e qualidade.
Ao adotar uma estratégia em BI é possível utilizar menos recursos para manter a competitividade, realizar investimentos estratégicos com consistência e fugir de ações inefetivas.
7- Crescimento contínuo e sustentável
As ferramentas utilizadas no Business Intelligence entregam atualizações periódicas e constantes sobre as principais tendências de consumo, comportamento e de todo mercado.
Desta forma, a gestão pode aproveitar as tendências para captar novas oportunidades de negócio.
Também pode avaliar as condições do mercado que são favoráveis e continuar evoluindo nas ações. Tudo isso, sem o risco de investir mais do que o necessário para aproveitar essas oportunidades e crescer continuamente de maneira estratégica e sustentável.
Sobre crescimento eficiente, sugerimos a leitura de nosso guia: Cloud Computing: eficiência e economia para sua empresa
Exemplo de empresas que aproveitaram as vantagens do Business Intelligence e tiveram sucesso
Para que você se convença de que é preciso usufruir das vantagens do Business Intelligence, vamos destacar alguns cases de sucesso. Observe:
Fiat
Recorreu às ferramentas do BI para cruzar informações sobre seu público e entender como podia melhorar as vendas do modelo UNO. Com as exigências do consumidor identificadas, moldaram um novo projeto para o modelo.
Resultado: sucesso de vendas que superou todas as expectativas e ainda rendeu vários prêmios na crítica, como “O carro do ano”, em 2011, pela revista Auto Esporte.
TNT
Considerada a maior transportadora do planeta, presente em 61 países. Tinha como principal desafio manter a qualidade e excelência de seus serviços, reduzir falhas e evitar situações que poderiam afetar as entregas.
Com análises preditivas baseadas nas informações obtidas com BI, foi possível projetar diversas situações negativas. Além disso, a empresa também conseguiu mitigar a possibilidade delas ocorrerem, bem como otimizar seus recursos e manter a qualidade de seus serviços.
Avon
Evolução do mercado, transformação no comportamento de consumo e das necessidades do consumidor transformado digitalmente e empoderado com informações. Diante desses desafios, a empresa se viu na necessidade de mudar.
Aplicaram o BI e, a partir dos dados coletados e da adoção de métricas de desempenho, a empresa identificou novas oportunidades, mudou a cultura da empresa e se transformou.
Hoje, a marca americana de cosméticos com mais de 130 anos, recebe mais de 100 mil pedidos por dia. E tem 6 milhões de revendedores no mundo, sendo um milhão deles aqui no Brasil.
ADTsys: expertise em Business Intelligence
Todos esses dados utilizados para usufruir das vantagens do Business Intelligence estão na nuvem. A ADTsys é pioneira no segmento Cloud Computing no Brasil, e seu grande diferencial é ser uma empresa multi-cloud que nasceu na nuvem.
Por isso, temos expertise em todas as ferramentas necessárias para te entregar todas as vantagens de Business Intelligence. Conosco, você terá suporte para todas as etapas de implementação de BI em seu negócio serem assertivas.
Assim, sua gestão e equipes podem concentrar esforços no core business de seu negócio, reduzindo custos. Enquanto nós colaboramos para agregar qualidade com boas práticas de gestão de BI.
Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como podemos oferecer ao seu negócio todas as vantagens do Business Intelligence.
Conteúdos que você pode gostar também:
Kubernetes: Saiba o que são e como funcionam
O Kubernete é uma plataforma de gerenciamento desenvolvida para gerir a configuração de aplicações em contêineres.…
Cloud OnBoard: Construindo o futuro com Google
O Cloud OnBoard é um treinamento gratuito de introdução técnica ao Google Cloud Platform (GCP) para desenvolvedores e…
Entenda o que são contêineres e os benefícios do seu uso
Contêineres e Computação em Nuvem: No setor de TI e desenvolvimento de aplicações, o termo contêiner se refere a um…